Andaimes são estruturas utilizadas na construção civil para acesso e realização de trabalhos em lugares altos. Costumam ser empregados em diversos serviços, em ambientes internos e externos, como demolição, reforma, pintura, limpeza e manutenção.
Para facilidade, mobilidade e segurança, as construtoras precisam escolher o andaime apropriado. Os modelos mais comuns de andaimes são: industrial, fachadeiro, multidirecional, suspensos, e cadeira suspensa. Você sabe as indicações corretas para utilizar cada tipo de andaime? Então, leia o restante deste post.
Andaime Industrial
Trata-se de uma torre de formato quadrado feita de estruturas tubulares em aço. Versátil, pode ser utilizado tanto na fachada quanto no interior da construção. É indicado para várias atividades não tão pesadas, tais como pintura, revestimento, alvenaria, acabamento e manutenção predial.
Andaime Fachadeiro
Os andaimes fachadeiros são ideais para a construção ou a reforma de fachadas. Geralmente fica apoiado sobre o solo e possibilita não apenas a passagem dos trabalhadores como também de materiais de construção.
Andaime Multidirecional
Composto por peças de encaixe, com cunhas e rosetas, é indicado para obras que demandam flexibilidade quanto ao acesso. É muito utilizado em obras maiores ou para a criação de escadas temporárias.
Andaimes Suspensos
Andaimes suspensos ficam “pendurados” junto à fachada da edificação. São sustentados por cabos de aço e possuem estrutura em travessas metálicas ou de madeira.
Cadeira Suspensa
Trata-se de um assento de aço, também suspenso por cabos de aço e só pode ser utilizada quando outros tipos de andaimes não são possíveis. É utilizada em trabalhos como pintura e limpeza.
Fonte: Royal Máquinas